Uma proposta para tratamento de incentivo à moradia e empreendimentos direcionados para a terceira idade, foi apresentado pelo Sindicato da Construção Civil de Balneário Camboriú (Sinduscon), durante a primeira conferência de revisão do Plano Diretor, na última segunda-feira, 10.
O presidente da entidade, Carlos Haacke, destaca que o objetivo é inserir no Plano Diretor, espaços em que seja possível construir edifícios que se destinem para pessoas acima de 60 anos e contem com áreas de lazer, atendimento hospitalar e de fisioterapia, com apartamentos individuais de até dois quartos. “O edifício teria um elevador que comportaria uma maca; portas e banheiros mais largos, caso as pessoas precisem cadeira de rodas”, comenta.
A ideia é que o edifício também tenha um espaço para ambulância e um médico em caso de emergências.
INOVAÇÃO
O modelo do empreendimento é inovador em Balneário Camboriú e região, apesar de existir em outros países em formato diferenciado. Segundo Haacke, o residencial seria equivalente a uma comunidade para os idosos. “Existe no mundo inteiro este tipo de comunidade, a maior parte são comunidades construídas em espaços horizontais, pequenas casas uma do lado da outra, só que aqui na nossa cidade não temos espaço físico para exercer esse tipo de comportamento, então nós temos que pensar vertical”, explica.
Após a apresentação da proposta, o próximo passo é a análise do projeto para verificar a viabilidade da construção.
Entenda mais sobre o projeto com a reportagem: