O 24° Prêmio Fritz Muller, concedido pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), de Santa Catarina, premiou duas atrações de Balneário Camboriú nesta edição. O Parque Unipraias e o Barco Pirata receberam o prêmio através de projetos educativos que fazem parte da programação anual das atrações.
O nome do Prêmio é uma homenagem ao famoso naturalista alemão Fritz Müller, que viveu em Santa Catarina por 45 anos. Considerado um revolucionário, estudioso do meio ambiente e precursor da ecologia, o alemão foi aclamado como príncipe dos observadores da natureza. O prêmio tem o foco de premiar projetos pela ótica ambiental.
Um dos projetos premiados foi o Barco Escola, do barco pirata, com apoio do parque Unipraias. Iniciado em 2022, em pouco mais de um ano recebeu o prêmio Fritz Muller. De acordo com a engenheira ambiental do barco pirata, Caroline da Luz, com a percepção das questões ambientais em pauta, foi decidido criar um projeto específico para educação ambiental.
“Anteriormente era realizado sempre mutirões de limpeza com o apoio do Barco Piratas. Então, a ideia era criar um projeto mais específico para essa área. O barco tem segurança e é adaptado para crianças e adolescentes. Ele oferece para as escolas um roteiro saindo do barco pirata [na Barra Sul], fazendo toda a travessia na bacia do rio Camboriú, em direção ao parque Raimundo Malta”.
Durante o trajeto, os alunos são ensinados na prática sobre a preservação de oceanos e da mata. É também conversado sobre a conscientização, plantando uma semente em cada criança e adolescente para que possam multiplicar essas ações.
“Eles podem observar Balneário Camboriú por um outro ângulo. Ver a interferência e os impactos negativos que nossas ações causam no rio”.
O parque Unipraias também recebeu o prêmio Fritz Muller pelo projeto Parque Escola, inaugurado em 2001. Segundo o gerente Alfredo Augusto, esta já é a segunda ocasião que o Unipraias recebe o prêmio, que é sempre muito especial para aqueles que o realizam.
“É um projeto voltado aos alunos em que visitam o parque e recebem uma aula de conscietização ambiental. Sobre a improtância da preservação da Mata Atlântica, como era com a presença dos índios. É uma forma de aprenderem com a prática, estando na Mata Atlântica”.
Além disso, o projeto também desenvolve durante o período de férias, ações de conscientização na praia, com atividades voltadas às crianças.
Confira a reportagem em áudio:


