O Projeto de Emenda à Lei Orgânica, que tinha como objetivo diminuir o número de vereadores na câmara de Balneário Camboriú, foi rejeitado e arquivado, na noite da última quarta-feira (4). O projeto, de autoria do vereador Nilson Probst (MDB), sugeria a redução de 19, para 13 parlamentares no quadriênio 2025/2028. O projeto é subscrito pelos vereadores Anderson Santos (Podemos), Arlindo Cruz (PSD), Asinil Medeiros (PL), David LaBarrica (Patriota), Marcos Kurtz (Podemos) e Omar Tomalih (Podemos). A emenda é de autoria do vereador Lucas Gotardo (Novo).
A rejeição se deu com um placar de dez votos favoráveis e nove contrários – para ser aprovado, os projetos de Emenda à Lei Orgânica necessitam do voto favorável de dois terços do plenário. Também foram rejeitadas as duas emendas ao projeto: a Emenda 01, do vereador Lucas Gotardo (Novo), propõe que o Legislativo seja composto por 13 vereadores da legislatura que inicia em 2025 em diante, e a Emenda 02, dos vereadores Victor Forte (PL) e Elizeu Pereira (MDB), propõe que o Legislativo seja composto por 15 vereadores no quadriênio 2025-2028.
Segundo o proponente do projeto, Nilson Probst, o objetivo da redução é reduzir os gastos da máquina pública. “Vereador não é de bairro, é da cidade”, comenta.
Confira como votou cada vereador:
