Um projeto de lei para criação de uma campanha de conscientização, orientação e combate a fake news foi discutido nesta quarta-feira, 12, na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú. Protocolado pela vereadora Nena Amorim, o objetivo é que seja implantado no calendário anual do município, durante todo o mês de setembro, campanhas educacionais contra às notícias falsas.
Segundo a vereadora, o projeto surgiu a partir do caso que um estudante de Camboriú levou uma faca para a escola com medo de um suposto atentado. “Diante desse episódio e outros que a gente acompanha, percebi que aqui não temos um mês de conscientização e orientação a fake news no calendário oficial do município para ser realizado nas escolas”, explica.
Nena relata que a fake news, que antes era utilizada somente para a política, está cada vez mais ampla e causando consequências à comunidade. Com a liberdade em não ser identificado, através dos perfis falsos, o autor não mede os efeitos da divulgação de determinada informação.
A vereadora comenta que apresentou aos vereadores um vídeo com o relato da filha de uma mulher que foi morta apedrejada no Guarujá, Litoral Norte de São Paulo, em 2014, vítima de uma notícia falsa. A mulher havia sido confundida com uma suposta sequestradora de crianças para rituais de magia negra. Ela foi amarrada e agredida.
“Vi a propaganda da filha dessa mulher do Guarujá. Ela comentou que tinha 13 anos quando a mãe foi apedrejada e hoje ela é mãe e a avó não está aqui para dar um abraço nos netos”. O projeto possui, a partir desta quinta-feira, 13, 10 dias para voltar para votação entre os vereadores.