O primeiro dia da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) acontece neste domingo, 13, em todo o país. Os portões das escolas estarão abertos das 12h às 13h, e o início da prova está programado para 13h30. Os estudantes terão 5h30 para responder 45 questões de linguagem – português e língua estrangeira -, 45 questões de ciências humanas – história, geografia, filosofia e sociologia – e produzir uma redação do tipo dissertativa argumentativa.
De acordo com o professor de filosofia Fernando Meira, para que o aluno consiga organizar seu tempo durante a prova, o primeiro passo é fazer a leitura da proposta de redação e anotar o que se sabe sobre o tema, pensando em possíveis argumentos. “Se eu for responder primeiro as 90 questões e depois fazer a redação eu já vou estar cansado, a minha memória já vai estar esgotada, e eu não vou ter tanta desenvoltura na redação”, explica o professor.
Descobrir o tema da redação é um dos maiores desejos dos alunos, Meira relata que o site Portal Nacional da Educação divulgou, em julho, os 35 possíveis assuntos para este ano. O professor informa que o tema da redação é o problema, “a minha pergunta”. O modelo de redação para o ENEM necessita de uma introdução, dois desenvolvimentos com argumentos sobre o assunto e uma conclusão que exponha uma medida de intervenção para o problema.
- Entressafra da cana-de-açúcar e importações elevaram o preço da gasolina, afirma especialista
- Sem aceitar o resultado das eleições, manifestantes estão há uma semana acampados na frente da Marinha, em Itajaí
- Moradores do Estaleiro alinham ações antes do início da temporada e cobram melhorias em reunião
“Precisa ter um agente válido na conclusão. Por exemplo, eu trago minha proposta de solução, ‘conscientizar os estudantes’, então o MEC vai criar cartilha para conscientizar. Precisa ser claro quem vai solucionar o problema”, expõe Meira.
O professor afirma ainda que com uma prova extensa, lanches como chocolates 70%, cenouras e outros alimentos que possam ativar a memória e oferecer energia aos estudantes é necessário. “Uma dica que eu dou para auxiliar na concentração é ir ao banheiro na metade da prova”.