Os Procons de Balneário Camboriú e Itajaí aderiram a campanha Renegocia! do governo federal. O programa acontece de segunda-feira, 24, até dia 31 de agosto e busca garantir uma forma mais acessível para consumidores renegociarem suas dívidas e saírem da inadimplência.
Poderão ser negociadas dívidas bancárias e não bancárias. Estão inclusos compromissos financeiros assumidos decorrentes de relação de consumo, inclusive operações de crédito, compras a prazo e serviços de prestação continuada, com exceção de dívidas provenientes de contratos de crédito com garantia real, de financiamentos imobiliários e de crédito rural.
Entretanto, o diretor do Procon de Balneário Camboriú afirma que além da campanha oficial, é realizada a renegociação de dívidas na cidade durante o ano todo. Ele também explica que a renegociação é feita através de um site do governo federal, para que seja possível a exposição dos números da campanha, posteriormente.
Jean comenta que através de um simpósio foi discutido sobre um possível valor fixo que o governo implantasse junto às empresas, para assim facilitar a renegociação. Entretanto, não houve um acordo. “O consumidor faz a proposta e o fornecedor precisa aceitar ou não. Quem vai dizer sim ou não é o fornecedor”.
Em Balneário Camboriú, o consumidor pode procurar a equipe do Procon na rua 2.000, nº 856. No município de Itajaí, o consumidor pode agendar previamente através do site procon.itajai.sc.gov.br. Já em Camboriú não acontece o programa e até o momento da divulgação da reportagem não foi informado o motivo.