A Polícia Rodoviária Federal (PRF) liberou cerca de 30 pontos de bloqueio em rodovias federais de Santa Catarina entre a noite de sexta-feira, 18, e a madrugada desta segunda-feira, 21. Ao contrário das paralisações feitas após as eleições, a PRF afirmou que as ações desse fim de semana foram, na maioria dos casos, criminosas e violentas, promovidas no período noturno por baderneiros, homens encapuzados, extremamente violentos e coordenados.

Em Joinville, um homem de 37 anos foi preso e identificado como líder de um grupo. A ocorrência foi na madrugada de sábado, 19. Ele foi autuado por associação criminosa, exposição a perigo outro meio de transporte público, impedindo ou dificultando o funcionamento, destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia e desobedecer a ordem legal de funcionário público, todos artigos do Código Penal. Ele não teve direito a fiança.

Em alguns locais, a PRF identificou métodos de ação semelhantes aos de terroristas ou de black blocs, como uso de bombas caseiras e rojões. Ocorrências de depredação do patrimônio público também aconteceram. Mesmo com rosto coberto, outras pessoas em papel de liderança no movimento foram identificadas e mais prisões ainda podem acontecer.

A Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e empresas concessionárias prestaram apoio à PRF.