O mar não está para banho! O resultado da primeira análise de balneabilidade divulgada pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) em 2024, apontou todas as praias de Itajaí impróprias para banho. Em Balneário Camboriú, a mesma situação ocorreu nos 10 pontos analisados na Praia Central, enquanto as praias agrestes novamente apresentaram condições próprias.

Itajaí
A badalada Praia Brava está com os três pontos analisados impróprios, a mesma situação é registrada nas praias de Cabeçudas e da Atalaia (cada uma tem apenas um ponto de coleta). A situação que mais chama a atenção é da praia do Atalaia que nas últimas quatro análises apresentou condições próprias para banho.
Leia também: Balneário Camboriú deve ter balneabilidade afetada mais uma vez por baixa no tratamento de esgoto
Balneário Camboriú
Os 10 pontos analisados na Praia Central novamente foram classificados como impróprios, a situação repete o panorama de dezembro, onde todos os relatórios também não recomendavam o banho de mar no local.

O destaque positivo fica por conta das praias agrestes: Laranjeiras, Taquaras, Estaleiro e Estaleirinho. Todas as praias citadas foram classificadas como próprias, repetindo o resultado das análises feitas durante dezembro de 2023.
Nas praias do Estaleiro e Estaleirinho as análises apresentaram um índice de coliformes fecais próximos de zero, com uma qualidade de balneabilidade superior à todas as praias de Bombinhas e a famosa praia do Campeche, no sul da ilha de Florianópolis.
Chuva
Durante as coletas realizadas no dia 2 de janeiro, em Itajaí, havia chuva moderada, em Balneário Camboriú foram analisadas amostras coletadas no dia 3 de janeiro, com chuva intensa. Esse cenário prejudica a balneabilidade das praias, inclusive o próprio IMA em seu site recomenda aos banhistas que evitem o “banho de mar nas primeiras 24/48 horas após a ocorrência de chuvas de maior intensidade”.
As chuvas também arrastam material contaminado através de galerias pluviais que em muitas vezes tem saída no mar.
Leia no Portal Menina: “Ganhamos passagem da prefeitura de Curitiba”, afirma morador de rua em ônibus vindo para BC