A Bandeira Azul será hasteada em mais uma praia de Balneário Camboriú, além do Estaleiro e Estaleirinho, que se mantém com a certificação desde a temporada 2018/2019, a praia de Taquaras agora também vai integrar o seleto grupo que conta com outras 28 praias brasileiras.
Segundo a secretária do Meio Ambiente, Maria Furtado Lenzi, a Lagoa de Taquaras que apresenta condições impróprias para banho, conforme o relatório de balneabilidade do Instituto do Meio Ambiente (IMA), não influência as águas da praia, que apresentaram condições próprias para banho nas últimas cinco coletas do órgão.
“Nós tínhamos uma preocupação muito grande com a Lagoa de Taquaras, e a certificação Bandeira Azul acabava sendo prejudicada em função da situação da lagoa, nós ainda temos problemas em relação a lagoa, estamos monitorando, a EMASA monitora e assim como o Marambaia acreditamos que o problema seja o lodo que está acumulado, mas todo monitoramento da Praia de Taquaras mostrou que não há influência alguma da lagoa nas águas da praia de Taquaras”, destacou.
Para alcançar a certificação também foram efetuadas adequações na estrutura de acesso à praia, como colocação de banheiros e novas passarelas. Ainda de acordo com a secretária são 34 critérios analisados nas praias que buscam receber a Bandeira Azul.
“Os critérios da qualidade de água do Bandeira Azul são muito mais rigorosos que os do IMA, são análises feitas por outro laboratório que nós temos que contratar, com vários índices que são medidos para que a gente possa ter a certificação, a praia também precisa apresentar segurança com a presença de bombeiros, a acessibilidade para que as pessoas possam chegar à praia com segurança através de passarelas, nós temos também os critérios de boas práticas para que a praia esteja sempre muita limpa com a restinga preservada com sua qualidade ambiental”, explicou.
A cerimônia de hasteamento da Bandeira Azul, em Taquaras, deve ocorrer entre o final de novembro e início de dezembro.
Praias catarinenses em destaque
Em todo litoral brasileiro, apenas 29 praias tem a certificação Bandeira Azul, sendo 18 em Santa Catarina. São Francisco do Sul é o município com mais praias contempladas, são quatro ao todo, a do Ervino, Grande, Prainha e do Forte. Entre as marinas, a Tedesco de Balneário Camboriú também recebeu a certificação.