Com as altas temperaturas, a população deve ficar atenta ao aparecimento de ratos, caramujos africanos, pombos, escorpiões e demais pragas urbanas, transmissoras de doenças. Ouvintes relataram à redação da Rádio Menina que no molhe do Pontal Norte e na Rua 200, em Balneário Camboriú, é possível encontrar infestação dos roedores, que se alimentam de restos de comida descartados incorretamente. Os ratos são portadores de mais de 35 doenças transmissíveis aos homens e aos animais domésticos. As mais comuns são leptospirose, peste bubônica, tifo, salmonelose e hantavirose.
Além dos ratos, ouvintes também denunciaram o aparecimento de caramujos africanos em um terreno baldio na Rua 2438, próximo da Quarta Avenida e Marginal. O molusco é transmissor de duas zoonoses: a meningite eosinofílica, causada pelo verme Angiostrongylus cantonensis; e a angiostrongilíase abdominal, causada pelo parasita Angiostrongylus costaricensis.
Leia também: Chuva causa alagamentos em Balneário Camboriú e Camboriú
O veterinário do Centro de Controle de Pragas Urbanas (CCPU), Dagoberto Araujo Brito, destaca que para evitar a proliferação de caramujos africanos, é importante fazer a manutenção dos terrenos. “Eles se alimentam de matéria orgânica e principalmente, de vegetação, por isso é importante que o proprietário deixe os terrenos limpos, sem mato alto”, orienta.
O aparecimento de pragas urbanas deve ser comunicado à CCPU pelo telefone (47) 3366-4593.