O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), publicou nesta sexta-feira (12), a ordem de serviço para recuperação da ponte sobre o Rio Itajaí-Açu 2, entre Ibirama e Apiúna.
A estrutura localizada no quilômetro 113 da BR-470, apresenta problemas desde 2016. Em 2020, a condição de estabilidade da estrutura recebeu a pior nota quando foi reclassificada de problemática para crítica, durante uma inspeção técnica.

O contrato prevê recuperação de pilares, vigas e lajes. Além disso, haverá ampliação da largura, de 9,4 para 15,2 metros, com acostamento dos dois lados, barreiras de concreto, passeio para pedestres e ciclistas e guarda-corpo.
CRONOGRAMA DAS OBRAS
Com a ordem de serviço, começa a correr o prazo de 15 meses para a obra: os primeiros seis meses são destinados à elaboração de projeto básico e executivo e os outros nove meses para a obra em si.

A execução da obra afetará o trânsito no local, mas somente depois da conclusão da primeira etapa, a partir da finalização dos projetos. O DNIT informará as mudanças com antecedência. O investimento total é de R$ 15 milhões.