A interdição total do trânsito na ponte que liga a região da Meia Praia, em Itapema, ao bairro Perequê, em Porto Belo, deixou o trânsito caótico entre os dois municípios.
Durante a noite de segunda-feira, 20, uma longa fila de veículos se formou na BR-101, no acesso à Porto Belo, que se tornou a única entrada do município para os condutores que vem de Itapema. Num primeiro momento a ponte havia sido interditada apenas para veículos pesados, porém levando em consideração os laudos da Defesa Civil que apontaram problemas na estrutura, as prefeituras dos municípios optaram por bloquear a passagem.
Leia também: mutirão de atendimentos ginecológicos acontece sábado no NAM, em BC
A reforma ou construção de uma nova ponte são as principais alternativas para resolver a situação, porém os trâmites burocráticos como a elaboração de um projeto, abertura de uma licitação e a própria execução da obra, demandariam um tempo pelo qual os moradores da região não estão dispostos a esperar.

Solução temporária
A opção paliativa encontrada é a implantação de uma ponte provisória, que de acordo com o deputado estadual, Emerson Stein, recebeu o aval positivo do governador Jorginho Melo (PL) e deverá ser instalada nas imediações da estrutura interditada nas próximas semanas.
“O governador se colocou à disposição, estará em Brasília hoje (21/03) já conversará com o exército para fornecer a nós essa ponte, que será bancada pelo Estado, e a gente deve ter ela instalada nos próximos dias, o que deve demorar uns 10 dias mais ou menos”, afirma.
Leia também: vacina bivalente está disponível para todos os grupos prioritários
Também está sendo estudada a possibilidade de liberar o trânsito em apenas um faixa da ponte, que operaria no sistema pare e siga, porém, essa liberação dependeria de uma nova avaliação da estrutura existente.
“A gente teria também a solução de ter a liberação, pelo menos num período, de um veículo por vez passando pela atual ponte, é claro com o diagnóstico da Secretaria de Infraestrutura”, destaca.
Ainda de acordo com Stein, somente nos últimos três meses cerca de 2 milhões de veículos passaram pela ponte, o parlamentar também solicitou ao governo do Estado, que uma equipe da Secretaria de Infraestrutura faça uma avaliação técnica no local para averiguar as reais condições da estrutura, inclusive aferindo se existe o risco de um colapso total.