A Polícia Militar de Santa Catarina celebrou mais uma formatura do Programa Nacional de Prevenção às Drogas (Proerd), que reuniu 1.225 alunos de 15 unidades de ensino da cidade de Itajaí. A solenidade que contou com a participação de autoridades civis e militares, educadores, familiares, estudantes e membros das comunidades locais aconteceu nesta quarta-feira, 14.
Durante a cerimônia, os convidados prestigiaram a entrega dos certificados a todos os formandos e alunos destaques, além da entrega de outras premiações como o sorteio de 8 bicicletas doadas pela corporação, selando então mais uma celebração do compromisso, missão e valor do Proerd que é conduzir os jovens uma vida longe das drogas e da violência.
O programa educacional completou este ano no mês de março, 27 anos de história em Santa Catarina, e está presente na cidade de Itajaí desde 1999, promovendo a conscientização dos estudantes em relação às drogas promovendo a formação de jovens conscientes em prol de uma sociedade mais sadia, e criando a aproximação entre comunidade e defensores da segurança pública.
O projeto abrange atualmente, estudantes entre turmas de 5º e 7º anos do ensino fundamental, mas conta também com versões como Proerd kids, médio e Proerd pais, que tem como objetivo orientar a família na prevenção do uso de drogas, fortalecendo o aprendizado e a conscientização também dentro de casa, garantindo aos jovens conhecimento para escolhas mais seguras.
O Proerd tem apresentado eficácia no ensino de uma política de prevenção ao crime tendo realizado a formatura de mais de 64 mil estudantes em Itajaí desde a sua implementação na cidade.