A revista científica Emerging Infectius Diseases, editada pelos Centers for Disease Control and Prevention (CDC), trará na sua edição de dezembro deste ano um estudo sobre a possibilidade da varíola dos macacos ser transmitida através de superfícies. A análise verifica o caso de duas enfermeiras que desenvolveram a doença dias após atenderem pacientes infectados.
Trânsito: rua Dimas Campos será interditada nesta segunda-feira, em BC
Os autores acreditam que as mulheres possam ter se contaminado no contato com superfícies da casa dos pacientes, que estavam no pico da transmissão. Outra possibilidade é ter sido durante o manuseio da caixa de transporte das amostras coletadas. Com o estudo, a Fiocruz acredita que poderão ser adotadas práticas mais seguras no momento de lidar com os pacientes infectados com o monkeypox.
O estudo, intitulado Possible Occupational Infection of Healthcare Workers with Monkeypox Vírus, Brazil, teve participação da Fiocruz Pernambuco, do Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul (Cevs/SES-RS), Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Universidade Feevale, e o Bernhard Nocht Institute for Tropical Medicine – National Reference Center for Tropical Infectious Diseases, de Hamburgo (Alemanha).
Fonte: com informações da Agência Brasil
Instituto Itajaí Sustentável promove 4º mutirão de castração