O município de Penha decretou situação de emergência por conta da destruição causada pelo ciclone extratropical que atinge o litoral catarinense. A decisão foi tomada diante do grande número de casas destelhadas, quedas de placas, queda de árvores e avarias em prédios públicos.
O prefeito Aquiles da Costa destaca que ainda é cedo para contabilizar os prejuízos e as equipes do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) estão empenhadas para auxiliar as famílias afetadas.
Pedidos emergenciais devem ser canalizados através do Corpo de Bombeiros Militares, pelo 193. Mas, pedidos também podem ser feitos pelo 3345.4025. O Governo também atua para compra de lonas e telhas para auxiliar as famílias com danos em suas residências.
Apesar de ainda não existir registro de pessoas desabrigadas, o município está instituindo o Abrigo Emergencial no ginásio de esportes na localidade da Cohab – anexo a escola Horacina Soares Francisco. O telefone da Assistência Social é o 3345.3914.
As Unidades Básicas de Saúde estão funcionando em regime de emergência: Nossa Senhora de Fátima, Armação, São Cristóvão e Gravatá possuem médico hoje. Cohab, Santa Lídia e Marisca estão sem médico. A UBS do Centro foi danificada pelos ventos e está fechada. O Pronto Atendimento 24h está funcionando normalmente.