Restam apenas dois dias para o Domingo de Páscoa, 9, e a procura pelo chocolate aumenta. Entretanto, a cada ano os ovos de páscoa, requisitados, estão perdendo força e sendo substituídos pelas barras de chocolate e caixas de bombons.
Segundo o consultor tributário, Thiago Alves, essa mudança acontece por causa do imposto que aumenta devido a diversos fatores, como contratação de novos funcionários e logística. As empresas, durante esta época, possuem um gasto adicional, o que gera mais custo no produto final.
“É um imposto super agregado. Os impostos sobre o chocolate são os mesmos, mas o imposto da cadeia do ovo de páscoa é diferente. Ele tem uma logística diferente, são muito sensíveis ao calor, precisam de uma transportadora mais qualificada”, explica.
Alves expõe, também, que a informação que é divulgada sobre a comparação dos chocolates e a educação financeira desde a infância são fatores cruciais para haver a mudança de escolha da comunidade. Há também uma maior conscientização nas escolas, incentivando, por exemplo, que as crianças produzam seus próprios ovos de chocolate.
Apelo emocional
Entretanto, apesar da informação chegar com mais facilidade à comunidade, ainda há pessoas que preferem comprar o ovo de páscoa pela experiência envolvida. A caça aos ovos, pegadas do coelho no chão e a troca de ovos entre familiares e amigos é cultural e, de acordo com o consultor, deixa o ‘negócio’ mais caro.