Com aproximadamente 19 hectares dede área verde, trilhas e uma natureza exuberante o Parque Municipal do Atalaia, em Itajaí, voltou a receber visitantes nesta terça-feira, 27, após sete meses de obras.
A unidade de conservação, conhecida por ser um ponto turístico e patrimônio ambiental, conta agora com um amplo deck, associado a rampas e passarelas acessíveis de aproximadamente 265 m². A estrutura física tem espaço para uma lanchonete e loja, que serão abertos em agosto, além de banheiros, que integram a estrutura física existente, como o Mirante Água e a Trilha das Cotias.
Outra novidade está relacionada a energia elétrica, que será fornecida através 10 placas solares e oito baterias instaladas no local. De acordo com o engenheiro do Instituto Itajaí Sustentável (INIS), Rodrigo Santos de Freitas, os banheiros também vão contar com um sistema diferenciado no tratamento de efluentes sanitários.
“O sistema é composto por cinco biodigestores, associado a uma segunda etapa de tratamento, através da metodologia construtiva por Zona de Raiz, que garante o tratamento dos efluentes sanitários gerados durante a utilização do parque”, explica.

Além de receber a visitação de turistas e comunidade, o oceanógrafo e analista ambiental, Marcel Ferrari, conta que o espaço também é utilizado para pesquisas e ações de educação ambiental. com visitas guiada com escolas de Itajaí.
“A gente tem um projeto onde trazemos escolas do município e fazemos uma visita guiada, ensinando sobre a importância do ambiente e de preservar toda fauna e flora”, destaca.
O investimento na revitalização da unidade de conservação foi de R$ 365.446,36. Os recursos para a obra foram provenientes de compensações ambientais. O Parque Natural Municipal do Atalaia, abre de quarta-feira à domingo, das 8h às 17h, o acesso ao local ocorre pela rua Lila Heusi, no bairro Fazenda.
Leia também no Portal Menina: homem é morto a facadas, em Itajaí