A operação Facção Litoral, de combate ao tráfico de armas e facções criminosas, foi deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta terça-feira, 18, em Balneário Camboriú e região. Além do bloqueio de contas bancárias, as apreensões de carros de luxo e de imóveis de alto padrão superam o valor de R$ 37 milhões. A operação teve início com a análise de apreensões de armas em rodovias do país, com origem em Santa Catarina.
Durante a investigação, foram apreendidas 35 pistolas e seis fuzis, em um município da baixada fluminense em novembro de 2021. Também, houve a apreensão de 700kg de cocaína, 350kg de maconha e 45kg de crack. Durante as investigações, a PF também identificou ação criminosa de lavagem de dinheiro através da compra de imóveis de alto padrão e automóveis de luxo.
Cerca de 150 policiais estão cumprindo 28 mandados de busca e apreensão, além de 15 mandados de prisão nos municípios de Itajaí, Balneário Camboriú, Itapema, Camboriú, Navegantes, Balneário Piçarras, Penha, Apiúna e Florianópolis. As investigações também constataram envolvimento da organização criminosa nos estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. As ordens judiciais foram expedidas pela Vara Criminal da comarca de Balneário Piçarras-SC.
Confira a entrevista com o coordenador da Operação Facção Litoral, delegado Alessandro Neto Vieira: