A taxa de ocupação de leitos de UTI em Santa Catarina chegou a 97,4%, nesta quarta-feira (3). Os dados são do Painel Leitos de UTI SUS, do Governo do Estado. Dos 1.164 leitos ativos, apenas 30 estão disponíveis.
A região com a maior taxa de ocupação é a Foz do Rio Itajaí, com 100% das unidades de terapia intensiva preenchidas. Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Oeste Catarinense estão com taxas acima de 98%.
BLUMENAU
A Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), informou que 100% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) dos hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no município estão ocupados.

De acordo com a Semus, a alta demanda se dá ao fato de que as instituições vêm cumprindo a determinação de aumento das cirurgias eletivas. Muitos pacientes que passam por procedimentos de alta complexidade, necessitam de UTI para o pós-operatório.
HOSPITAIS
Por meio de nota, o Hospital Santo Antônio informou à secretaria de saúde que a alta na ocupação dos leitos de UTI Geral, se dá em virtude das referências em oncologia e ortopedia do hospital e de quem nenhum dos casos é de internação por Covid-19 ou Dengue.

O Hospital Santa Isabel afirma que os pacientes internados são das especialidades de clínica médica e cirúrgica, cirurgia vascular e cardiovascular, neurologia, traumas e transplantes – especialidades das quais o HSI é referência.