A megaobra do alargamento da faixa de areia na Praia Central de Balneário Camboriú completou um ano no último sábado, 3. Desejada desde a década de 70, a obra contou com comentários positivos e negativos por parte dos moradores, mas de acordo com a secretária do Meio Ambiente Maria Heloisa Lenzi, os objetivos foram cumpridos.
“A obra tinha dois grandes objetivos, o primeiro conter a erosão costeira, e esse alcançamos, não tivemos mais o avanço do mar sobre a infraestrutura. O segundo objetivo era criar mais espaço para as pessoas. Isso tudo trouxe consequências como a divulgação da praia a nível internacional, inclusive, e a valorização dos imóveis”, afirma a secretária.
Desde sua finalização, diversas alterações tanto no mar quanto na areia foram notadas, como a presença dos “degraus” gigantes. A secretária explica que os fenômenos estavam previstos no projeto, e que todas as mudanças estão sendo acompanhadas.
Mas a megaobra ainda contará com mais mudanças na Praia Central, com a reurbanização de todo o calçadão. “Estamos finalizando os projetos executivos da reurbanização da praia. Estamos com uma expectativa para iniciar com um projeto menor e a partir dela ir fazendo o restante”, conclui.
