Os moradores de Camboriú que são doadores de sangue contam com um serviço gratuito de transporte até o HEMOSC de Blumenau, fornecido pela Secretaria de Saúde do município. Mas o elevado número de abstenções nos últimos meses vem causando preocupação.
De acordo com a coordenadora do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), Joyce de Almeida Cruz, são liberadas 13 vagas em cada viagem até Blumenau, sendo que foram registradas faltas sem aviso prévio nas últimas três.
“As duas últimas foram complicadas, a penúltima acho que foram 10, tivemos três faltas, nessa semana foram cinco faltas e se não me engano na retrasada foram cinco ou seis faltas”, revela.
Vídeo: caminhão perde freios e atinge veículos na Osvaldo Reis, em Itajaí
Joyce pede a conscientização dos doadores, para que avisem com a maior antecedência possível caso não possam ir no dia agendado ao HEMOSC.
“Toda vez que você se compromete a usar aquela vaga e você não vai, outra pessoa perde a oportunidade de ir fazer essa boa ação, são vidas que podem ser salvas, são vidas que estão em jogo, é necessária essa sensibilização”, observa.
De acordo com o HEMOSC, atualmente os sangues do tipo O- e A+ estão com os estoques em alerta. Os tipos sanguíneos A-, AB- e O+ contam com estoques reduzidos, enquanto o volume de sangue do tipo B-, B+ e AB+ estão adequados. Para informações sobre como participar das doações é possível entrar em contato com o NASF pelo telefone/WhatsApp 47-3365-9435. As viagens ocorrem quinzenalmente, geralmente na quarta-feira, com saídas às 7h30 na Policlínica e Municipal e retorno próximo das 13h.
Leia no Portal Menina: Procon de BC realiza pesquisa de preços de itens da cesta básica
Os moradores que tiverem interesse em fazer parte desta ação, podem realizar a inscrição pelo link: bit.ly/3qlKzIq.