Iniciou na semana passada o processo de substituição dos banheiros autolimpantes instalados na orla da Praia Central, em Balneário Camboriú. As novas estruturas ganharam um design mais moderno e tecnológico, com espaço para publicidade e instruções de uso em português e inglês.
De acordo com o coordenador de Eventos da Secretaria de Turismo, Guilherme Serrão, estão sendo substituídos pelo novo modelo, todos os oito banheiros autolimpantes localizados na orla da Praia Central, além da instalação prevista para dezembro, de um na Praça do Pescador, no bairro da Barra, totalizando nove banheiros. Confira os locais:
Banheiro 1: Pontal Norte, próximo do acesso ao molhe.
Banheiro 2: em frente à Rua Osmar de Souza Nunes, próximo do Marambaia Hotel.
Banheiro 3: na Praça Almirante Tamandaré.
Banheiro 4: em frente ao Calçadão da Avenida Central.
Banheiro 5: em frente à Rua 1800.
Banheiro 6: próximo da Rua 3700, ao lado do quiosque 29.
Banheiro 7: referência Avenida Atlântica, em frente ao nº 4930, próximo do edifício Renaissance.
Banheiro 8: em frente à Rua 4750.
Banheiro 9: na Praça do Pescador, no bairro da Barra (instalação prevista para dezembro).
Serrão também deu detalhes sobre a tecnologia e funcionamento dos banheiros autolimpantes.
“Esse novo modelo ele é todo em sensor, sendo retirados todos os botões, ele tem todas especificações: abre, fecha, descarga de água e todos os produtos. No lado de fora ele possui um painel que mostra também em cores, verde para livre, amarelo ocupado, azul para limpeza e vermelho para desligado ou fora de operação. Temos também dois tipos de limpeza, um que limpa o piso e acento em 18 segundos, sendo a forma mais rápida para evitar as filas na alta temporada, e outro que possuiu uma limpeza mais geral, que dura 48 segundos. A cada uso a porta é automaticamente fechada, certifica que não tem ninguém dentro e lava o piso e a superfície do assento por meio de jatos de água”, explicou.
O custo por mês de locação de cada banheiro é de R$ 14.400, incluindo instalação desinstalação, manutenção, produtos, reposição de peças e limpeza, quando todos os nove estiveram instalados o investimento mensal será de aproximadamente R$ 130 mil.
Leia no Portal Menina: novo parque temático de Balneário Camboriú terá parceria com a Nasa
Segundo o prefeito, Fabrício Oliveira (PL), parte desse valor será custeado com a exploração publicitária da fachada dos banheiros, que no futuro também poderão contemplar outras regiões do município.
“Esses banheiros serão uma inovação em termos de atendimento e de estética também, nós queremos colocar em vários pontos da cidade, não é só no Centro, inclusive também nos bairros. Além da manutenção desses banheiros com uma tecnologia autolimpante, ele também vai poder constar com a possibilidade de uma marca divulgar o seu produto e com isso ajudar a custear esse banheiro que será de grande serventia em todos os lugares de Balneário Camboriú”, destacou.
Uma equipe também fará o acompanhamento diário dos banheiros, fazendo a reposição de itens como sabão e papel higiênico, além de monitorar o funcionamento das estruturas.
Leia no Portal Menina: Oktoberfest Blumenau, confira tudo sobre a festa