Uma das obras de mobilidade mais aguardadas pela população de Balneário Camboriú, a ponte da Marginal Oeste sobre o Rio Camboriú será inaugurada no começo de junho, segundo informações da Arteris Litoral Sul, concessionária que administra o trecho norte da BR-101, em Santa Catarina.
De acordo com o coordenador de implantação da Arteris, Orlei Baierle, responsável por acompanhar os trabalhos de construção da ponte, a utilização de treliças metálicas acelerou o andamento das obras, possibilitando a entrega antes do prazo previsto em contrato e principalmente sem causar prejuízos ao trânsito na pista principal da BR-101.
Orlei também aproveitou para citar os trabalhos já realizados na estrutura como a pavimentação, por exemplo, e contou o que ainda falta ser finalizado, antes da liberação da ponte.
“Nós concluímos a parte da pavimentação e estamos finalizando os elementos de proteção, as barreiras de concreto e defesas das bordas de pista, tão logo a gente conclua essa etapa e a sinalização, placas e pinturas de faixa, esse local vai ser liberado ao tráfego, provavelmente na segunda semana de junho essa é a nossa expectativa”, destacou.
A polêmica da via compartilhada entre pedestres e ciclistas na ponte do lado leste, não deve ser repetir no lado oeste, segundo Orlei, o espaço de também será compartilhado na nova ponte, porém a largura da passagem será maior.
“É um passeio compartilhado, mas nesse caso a gente conseguiu ganhar uma certa largura a mais na ponte, então a gente tem um passeio de mais de 1,5 de largura que vai trazer benefícios ao pessoal que utiliza”, resumiu.

Foram investidos cerca de R$ 12 milhões na construção da ponte, a data de inauguração da nova ponte da Marginal Oeste ainda não foi divulgada oficialmente, porém informações de bastidores preveem que seja no dia 8 ou 9 de junho.