O nível do rio Itajaí-Mirim, que provocou a maioria das inundações na cidade desde a madrugada de sexta-feira, 17, começou a baixar lentamente na manhã deste domingo, 19, o mesmo está acontecendo no Rio Itajaí-Açu. De acordo com a Defesa Civil, a tendência é de que as águas continuem escoando, porém de forma mais lenta, devido aos picos de maré que ocorrerão ao longo do dia.
Nos últimos dias foram registrados mais de 300 pontos de alagamentos em Itajaí. Ao todo, 104 ocorrências foram atendidas pelas forças de segurança e pela Secretaria Municipal de Obras, como resgates de pessoas e animais, queda de poste, deslizamento e alagamentos/inundações. As principais regiões afetadas foram: Cidade Nova, São Roque, Itaipava, Carvalho, Canhanduba, Dom Bosco, Limoeiro, São Judas, Ressacada e São Vicente.
O abrigo montado no Salão Paroquial da Igreja São Cristóvão recebe 88 pessoas na manhã deste domingo.
Leia no Portal Menina: Balneário Camboriú deverá ter orçamento superior a R$ 1,8 bilhão, em 2024

LIMPEZA DE RUAS
Um grande mutirão de limpeza e recuperação dos locais afetados por alagamentos e inundações coordenado pela Secretaria de Obras será realizado na segunda-feira, 20, em Itajaí. Os trabalhos começarão pelo bairro Cidade Nova, que registrou a maior parte das ocorrências, e seguirão pelas demais localidades atingidas, como Ressacada, São Judas, Dom Bosco, Carvalho, Canhanduba, entre outros.
Serão utilizados caminhões graneleiros e baú, caminhões caçamba e de irrigação, assim como hidrojatos para lavar as ruas. As equipes também contarão com apoio dos caminhões de sucção que são usados para desobstruir bueiros. Será realizada a limpeza e recuperação de vias, além do recolhimento de móveis e entulhos afetados pelas inundações. A população pode deixar os itens para descarte nas calçadas para a devida coleta.