Um mutirão de limpeza na praia do Atalaia, entre os molhes, vai acontecer neste sábado, 23. A ação integra a programação da Semana da Água e toda população pode ajudar.
O coordenador do Itajaí Lixo Zero, Arthur Rancatti, explica que o encontro dos voluntários será às 8h30 ao lado da passarela que dá acesso à praia. “Vamos ceder luvas, sacos de lixo e passar todas as instruções para ninguém correr risco”, informa o coordenador.
Arthur, que participa de mutirões de limpeza há 10 anos, recomenda aos participantes a irem com uma roupa confortável, levar água, bonés e protetor solar. A limpeza tem o foco de retirar os lixos da restinga, areia e encosta dos molhes.
Leia mais no Portal Menina: Vídeo: jabuti tigre é resgatado no bairro Espinheiros, em Itajaí
Apesar dos mutirões já serem realizados por entidades há tempo, Itajaí assinou o acordo de mares limpos durante a The Ocean Race de 2018, sendo o primeiro município da América Latina a aderir.
Segundo o coordenador, o plástico é um dos lixos mais encontrados, desde palito de pirulito até garrafas pet. Ele também comenta que é frequente as vezes que fez o mutirão em uma praia e quando voltou estava ainda pior.
“É sempre um choque. A gente volta para alguns lugares que já limpamos e geralmente está sujo de novo. Encontramos muito plástico. Está tudo muito contaminado, estamos tendo maus hábitos. Muita gente ainda joga lixo pela janela do carro, por exemplo”.
De acordo com o último Panorama dos Resíduos Sólidos do Brasil, levantamento realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), em 2022, o brasileiro produz em média um quilo de lixo por dia.
“Um dos maiores desafios da humanidade é a gestão de resíduos. A gente gasta milhões de reais por ano nas prefeituras, não só em Itajaí, mas no Brasil todo, e a gente não consegue elevar a taxa de reciclagem no nosso país. Hoje o Brasil não recicla nem 5% de tudo o que produz, então todos os nossos resíduos acabam indo para um aterro sanitário ou para um lixão”
Para Arthur é necessário mais conscientização da população em cuidar do lixo que produz, sendo um dever de todos cuidar do meio ambiente e, consequentemente, do lugar que vive.
Coletivo Itajaí Lixo Zero:
O Lixo Zero é uma metodologia de gestão dos resíduos. Nessa metodologia, a ideia é que 90% do resíduo produzido em determinado local, como uma escola, por exemplo, deve ir para ou para a reciclagem ou para a compostagem e somente 10% ir para o aterro sanitário. Para o aterro deve ir somente papel higiênico, chicletes, fraldas descartáveis e similares.
Em Itajaí existe o Coletivo Itajaí Lixo Zero, que é um grupo de voluntários com o objetivo de promover o lixo zero através de mutirões, como o deste sábado, além de palestras, oficinas e outros.
Confira a reportagem em áudio: