O 4º Mutirão Juntos pelo Rio Camboriú acontece neste sábado, 6, e deve unir moradores, instituições e empresas em prol da causa ambiental e preservação do rio, que é considerado o mais importante do município. Organizado pelo Comitê do Meio Ambiente do Lions Balneário Camboriú Centro e Conselho Comunitário de Segurança Náutica e Cidadania (CONSEG Mar), o mutirão de limpeza contará com a parceria da Águas de Camboriú, Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) e da Prefeitura de Balneário Camboriú, órgãos municipais de Camboriú, entidades e voluntários em geral.
A ação começa às 7h, com três pontos de encontro previstos: um no Píer do Barco Pirata, no Parque Ecológico Raimundo Malta – para limpeza das margens – e outro na Náutica Camboriú (Avenida Santa Catarina, nº932, Camboriú). Quem tiver interesse em participar, deve se inscrever antecipadamente clicando aqui. Cada voluntário receberá um kit contendo camiseta, sacochila, luvas, sacos de lixo, fruta e água.
Raquel Garcia Helm, bióloga e responsável pelos projetos socioambientais da Águas de Camboriú, relembra de outros momentos que já atuou como voluntária nos mutirões de limpeza.
“Sempre que temos a oportunidade nós participamos de eventos como esse, com foco na preservação da fauna e flora da nossa região. Fica o convite para que as pessoas também participem, juntos fazemos a diferença”, completa.
Já para Gabriel Fasola, coordenador do grupo de voluntários da Regional Aegea de Santa Catarina, a doação do próprio tempo em benefício de toda a comunidade é o principal aspecto do voluntariado.
“Nesses momentos existe também confraternização, apoio mútuo e troca de experiências, quando o coletivo se une para um mesmo objetivo” explica.
O apoio em ações sustentáveis e de preservação é uma ação constante e incentivada pela concessionária. A empresa tem focado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), como metas para erradicação da pobreza, desenvolvimento de atividades econômicas sustentáveis e preservação da vida.
“Nossas ações estão sempre voltadas ao cumprimento das ODS, e atividades como esta incentivam o trabalho voluntário e estão dentro dos Objetivos, como a preservação da Vida na Água e da Vida Terrestre, por exemplo”, encerra Reginalva Mureb, presidente da Águas de Camboriú.
Dicas para os voluntários:
• Vestir calça comprida e camiseta de manga longa por baixo da camiseta do evento.
• Roupas confortáveis que possam sujar ou molhar.
• O acesso dos voluntários às margens e ilhas do rio será por meio de botes/barcos/bateiras e canoas.
• Feito o desembarque, as equipes deverão recolher o máximo de lixo encontrado e, após, retornarão à margem para resgate e transporte até o próximo ponto de coleta ou balsa.
• Usar Repelente (tem no kit)
• Boné ou chapéu
• Protetor solar
• Sapato: galocha ou tênis velho que possa sujar/molhar e até danificar
Leia mais: