Um mutirão de limpeza será realizado nesta quarta e quinta-feira, dias 13 e 14, em duas comunidades de Blumenau. O objetivo é eliminar focos do mosquito Aedes Aegypti. Os trabalhos ocorrem das 8h às 13h, nas regiões da Vila Bromberg e Vila Feliz, no bairro Escola Agrícola.
No dia 18 de abril, as equipes retornarão aos locais para verificar a situação. Na ação, os agentes de endemias farão o recolhimento de materiais e entulhos em residências. As equipes receberão apoio do Exército, da Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana (Seurb) e do Samae.
Dos 35 bairros da cidade, 17 são considerados infestados e monitorados diariamente. São eles: Água Verde, Centro, Do Salto, Escola Agrícola, Garcia, Fortaleza, Itoupavazinha, Itoupava Norte, Itoupava Seca, Jardim Blumenau, Ponta Aguda, Salto do Norte, Tribess, Velha, Velha Central, Vila Nova e Victor Konder.
A coordenadora do Programa de Combate à Dengue, Eleandra Casani, dá mais detalhes do mutirão.
Números da dengue
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Blumenau já registrou nesse ano 2.013 focos do mosquito Aedes aegypti. A cidade tem 351 casos confirmados de dengue e outros 1.220 casos suspeitos, que aguardam resultado de exame.
A cidade ainda tem 21 moradores internados. Desse total, 19 estão em enfermaria e dois estão em UTI. Todos são considerados casos suspeitos de Dengue, aguardando resultado do exame laboratorial.


Dos dois óbitos suspeitos de dengue, um deles já foi descartado. O outro segue em investigação pela equipe da Vigilância Epidemiológica do Município.