A ação de castração ocorre por meio do Instituto Itajaí Sustentável (INIS) na terça-feira, 18, no Bairro Santa Regina e na quarta e quinta-feira (19 e 20) no Bairro Cordeiros. A unidade móvel itinerante é o Castrabus e o mutirão acontece no pátio das subprefeituras das respectivas localidades. Há a expectativa de que mais de 240 animais sejam castrados ao decorrer dos três dias de mutirão.
As operações de castração são realizadas por médicos veterinários, cirurgiões e anestesistas que contam com o apoio de auxiliares. Cães e gatos são atendidos em períodos diferentes para garantir o bem-estar e a saúde. No Castrabus, são castrados em média 80 pets por dia. Além disso, após a cirurgia, o pet e seu tutor ganham um kit com instruções do pós-castração, pomada, medicação e, se o animal for fêmea, ganha uma roupinha, se for macho, recebe o cone. Após o uso da roupinha e do cone, o tutor pode devolver os itens à Unidade de Acolhimento Provisório de Animais de Itajaí (UAPA).
A população que tem interesse em castrar seus pets deve entrar em contato com o INIS, já que o Castrabus realiza o mutirão em bairro de maiores demandas de cadastros. Ao fazer o cadastro no INIS, a equipe responsável avalia o endereço do registro aprovado e procura fazer o agendamento mais próximo da residência do tutor.

Processo de cadastro
• Pessoa física: Necessário ser morador de Itajaí, comprovar renda de até três salários mínimos na família ou renda per capita de meio salário mínimo, e a castração pode ser feita em até cinco animais.
• Protetor independente de animais: É necessário ser morador de Itajaí e comprovar que o animal foi resgatado através do relatório do histórico do animal.
• Organização Não Governamental (ONGs): A ONG deve ter sede em Itajaí e atuar na proteção de animais no município.
Para cadastrar o animal ou esclarecer dúvidas, deve-se entrar em contato com o INIS pelo Whatsapp (47) 98857-9891, ou presencialmente na avenida Vereador Abrahão João Francisco, nº 2600, Edifício Cristine, no bairro Centro.
Leia mais no Portal Menina: Entenda como funciona o Cartão Cidadão do transporte coletivo de Balneário Camboriú