Moradores fizeram uma manifestação na manhã desta segunda-feira (18), em frente ao Ambulatório Geral do Badenfurt, contra a transferência da unidade de saúde daquele local.
A Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) já anunciou que vai transferir o AG para um novo prédio, que será construído na Rua Victório Furlan, no bairro Salto do Norte.
Para os moradores, Vilmar Herkenhoff e Fábio Tirone, a mudança vai prejudicar os usuários.
Através de nota, a Semus informou que a mudança do Ambulatório Geral do Badenfurt para o bairro Salto do Norte atende a uma demanda da comunidade que há cerca de quatro anos solicitou a transferência.
A Secretaria destaca ainda, que estuda a possibilidade de utilização do espaço que atualmente abriga o AG do Badenfurt, para a implantação de duas unidades Estratégia Saúde da Família (ESF).
Ainda conforme a Semus, serão investidos cerca de R$ 5 milhões na obra, que vai beneficiar 15 mil usuários da região. A expectativa é de que a licitação seja concluída até o fim deste ano, para que as obras iniciem no primeiro semestre de 2022.
Confira a nota na íntegra
A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) informa que a mudança do Ambulatório Geral Dr. Diogo Vergara, do Badenfurt para o Salto do Norte atende à demanda da comunidade que há cerca de quatro anos pleiteou a transferência de um terreno do Governo do Estado para o Município.
As reuniões contaram com a presença do Presidente do Conselho Regional do Badenfurt, Wilson Barth, que foi um dos primeiros articuladores para oferecer uma estrutura maior e com mais qualidade aos moradores da região norte, já que a atual unidade está localizada em um terreno cedido pelo Governo do Estado, que não permite benfeitorias por parte da Prefeitura. Todas as reivindicações foram registradas em atas pela Prefeitura.
A Secretaria destaca ainda, que estuda a possibilidade de utilização do espaço que atualmente abriga o AG para a implantação de duas unidades Estratégia Saúde da Família (ESF).
A Prefeitura entende que a distância entre as unidades não inviabiliza o acesso aos serviços de saúde, nem a locomoção já que a futura unidade ficará ainda mais próximo do Terminal de Ônibus Urbano do Aterro, facilitando o deslocamento dos usuários. A Semus segue trabalhando em prol da saúde coletiva de qualidade.
A Nova Estrutura:
A futura estrutura do AG representará um aumento de 233% em relação ao atual espaço. Serão investidos cerca de R$ 5 milhões na obra, que vai beneficiar 15 mil usuários da região. O local será dividido para receber seis equipes compostas por médicos, enfermeiros, auxiliares ou técnicos de enfermagem, agentes administrativos e agentes comunitários de saúde. Ao todo, cerca de 80 servidores vão atuar no AG para atender a população.
O local também deverá oferecer atendimento odontológico. A estrutura vai contar com consultórios, salas de espera, medicação e procedimentos, de acolhimento, observação, curativo, farmácia e copa para os servidores. O espaço tem ainda rampa de acessibilidade e estacionamento com vagas exclusivas para pessoas com deficiência física.