Um grupo de proprietários de imóveis da região da Quarta Avenida, em Balneário Camboriú, se posicionou contra o projeto do Parque Central, apresentado no dia 2 de outubro pelo prefeito Fabrício Oliveira, durante reunião do Plano Diretor. A comissão organizadora alega que o projeto, que compreende 400 mil m² de área, abrangendo a Rua 904 à Rua 2550, e a Marginal Leste/Avenida do Estado, não possui estudos socioambientais e econômicos e planeja, no sábado, 21, uma manifestação para retirar o projeto do parque do Plano Diretor.
Entre as preocupações apresentadas pelos moradores, a advogada Yáskara Maltauro Terra da Costa destaca o receio com a desapropriação dos imóveis.
“Nós temos uma área constituída com esgoto, saneamento, luz, enfim, e tudo isso, foram anos de investimento público e privado, para que essa área fosse consolidada. E é uma das poucas áreas de Balneário Camboriú que não é verticalizada, então nós optamos por esse estilo de vida e hoje existe essa possibilidade de perdê-lo”, explica.
A comissão divulgou uma nota de esclarecimento, destacando que o projeto foi elaborado sem consultar a comunidade, o impacto parque culminará na desapropriação de aproximadamente 2.500 unidades imobiliárias, incluindo residências, comércios, escritórios, escolas, supermercados, farmácias e postos de combustível.
O documento também destaca que o valor estimado dos custos para desapropriação, conforme pesquisa de mercado, é de aproximadamente R$ 3,5 bilhões. Com orçamento público municipal de R$ 1,7 bilhão por ano, a comissão entende que o Parque Central teria o custo de mais de dois anos do orçamento total do município, isso sem considerar os custos desde a demolição dos imóveis até implantação total do parque.
A advogada ressalta que a comissão ainda não conseguiu uma reunião com prefeito para esclarecer o projeto.
MANIFESTAÇÃO
Os moradores planejam uma manifestação pacífica e ordenada no sábado, 21, a partir das 10h30, na Rua 1.500, esquina com a Quarta Avenida. Segundo Yáskara, o único objetivo da manifestação é a retirada do projeto do Parque Central do Plano Diretor do município.