O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, estiveram em Blumenau nesta quarta-feira (11), para tratar da liberação de recursos aos municípios atingidos pelas chuvas no Vale do Itajaí.

Waldez Góes e Marina Silva, estiveram reunidos com prefeitos de 10 municipios do Vale Europeu, que apresentaram as demandas de cada cidade. Até o momento, 82 municipios catarinenses decretaram situação de emergência por causa das fortes chuvas.

De acordo com o ministro, dois membros do Grupo de Apoio a Desastres (Gade) já estão em Santa Catarina e iniciaram a avaliação dos danos e a orientação das prefeituras na elaboração dos planos de trabalho para liberação de recursos.
O ministério também autorizou o envio de recursos ao governo do estado para atendimento à população da Terra Indígena Laklãnõ Xokleng, em José Boiteux.
BLUMENAU
Em Blumenau, os deslizamentos foram a principal ocorrência durante as chuvas. Durante a reunião, o prefeito Mário Hildebrandt, solicitou ao Ministério da Integração R$ 2,5 milhões para ações de resposta imediata nessas localidades afetadas.

Na próxima semana, pretendemos enviar os projetos que já temos para obter recursos do PAC Encostas, para obras de maior complexidade”, declarou Hildebrandt. Após a visita à Blumenau, a comitiva seguiu para Taió e Rio do Sul.