A nova análise de balneabilidade divulgada nesta quarta-feira, 18, pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), voltou a apontar todos os 10 pontos da Praia Central, em Balneário Camboriú, com condições impróprias para banho.
Uma situação que chamou atenção é que apesar de todos os pontos estarem impróprios nas últimas cinco análises do IMA, uma das placas do órgão ambiental que informa as condições de banho da praia, no ponto 14 nas proximidades da rua 51, ao contrário do que aponta o site balneabilidade.ima.sc.gov.br, apresentava condições próprias para banho.
De acordo com o químico de balneabilidade do IMA, Marlon Daniel da Silva, a atualização das placas é uma responsabilidade dos bombeiros que possuem um acordo de cooperação técnica para coletar as amostras de água do mar, enviadas para análise.
“A placa de própria ou imprópria tem um delay muito grande, nós temos 237 pontos e são 237 placas, então existe uma dificuldade de manter, é uma incumbência também do pessoal do Corpo de Bombeiros no momento da coleta fazer essa atualização”, explicou.
Ainda de acordo com Silva, também existem casos de vandalismo, sendo que a faixa de praia imprópria muitas vezes e selada sobre o adesivo na placa que indicava condições próprias.
Novo modelo de placa
Para evitar esse tipo de situação, onde a informação da placa de balneabilidade difere dos resultados divulgados pelo IMA, está sendo estudado um novo modelo de placa, com informações que levam até o site onde são divulgados os resultados.
Leia também: