A tradicional festa da Marejada, em Itajaí, não será realizada neste ano. Segundo a prefeitura, a Câmara de Vereadores negou o pedido de urgência do Executivo para suplementação orçamentária no valor de R$ 5 milhões, necessário para a realização da festa. A informação foi divulgada durante coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira, 17.
O município ainda destaca que o pedido de urgência foi negado na sessão do dia 6 e após reunião com representantes Itajaí Convention e Visitors Bureau, os vereadores se comprometeram a recolocar o projeto em pauta na sessão do dia 13, mediante esclarecimentos, porém, o projeto não foi colocado em pauta. Com a reprovação da urgência, com o recesso de duas semanas do Legislativo, de 18 a 31 de julho, fica impossível realizar os processos licitatórios e, consequentemente, a festa, informou a prefeitura.
O QUE DIZ A CÂMARA
Em nota, a Câmara de Vereadores de Itajaí destacou que não recebeu uma prestação de contas satisfatória da Marejada de 2022 e que, por isso, não há previsão para que seja realizada uma sessão extraordinária para a votação do projeto.

“Assim que todos os documentos que comprovem os detalhes de arrecadação e despesas da festa forem entregues ao Legislativo, e que as comissões tenham exarado os pareceres, a Presidência da Casa irá pautar o projeto para votação”, diz o comunicado.
Porém, o Executivo também emitiu um comunicado onde destaca que a prestação de contas do Fundo Municipal de Turismo é realizada anualmente, com a devida apresentação das contas do órgão, incluindo as festas realizadas pelo município por meio da Secretaria de Turismo e Eventos, como as receitas e despesas relacionadas à Marejada. Tudo está disponível no Portal da Transparência do Município.
Além disso, alega que a Câmara de Vereadores nunca solicitou oficialmente uma prestação de contas específica da Marejada. Existiu apenas um requerimento, da vereadora Anna Carolina, solicitando informações. Ele foi protocolado em março e respondido pela Secretaria em mais de 300 páginas com todos os devidos esclarecimentos. Mesmo assim, a equipe da Secretaria de Turismo esteve na Câmara nas últimas semanas para sanar as dúvidas dos vereadores sobre as contas da festa.