O feito que parecia impossível, se virou contra aqueles que pensavam desta maneira. O Marinheiro viajou até Tubarão para enfrentar o Hercílio Luz no domingo, 12, no estádio Aníbal Torres Costa, e venceu por 2 a 0 no tempo regulamentar, buscando a classificação nos pênaltis com atuação heroica do goleiro Victor Golas. Os gols foram marcados por Araújo e Gustavo Poffo, um em cada tempo da partida. Com a vitória, o Marcílio Dias acabou com a maior invencibilidade dentro de casa do Brasil, que eram as 34 partidas do Hercílio Luz de 2021 até o último domingo (24 vitórias e 10 empates).
Desde o primeiro toque na bola, era notório a vontade da equipe marcilista de buscar o resultado, tanto que o primeiro tempo foi comandado pela equipe de Itajaí. Logo aos 25 segundos de jogo a primeira chegada. Jefferson Renan aciona Alex Oliveira pela ponta esquerda, o atacante gira para a perna direita e bate fraco, sem muito perigo para o goleiro hercilista, Rafael Pin. Aos 23 minutos do primeiro tempo o primeiro gol do Marinheiro aos pés de Araújo. O meio campista recebeu passe de Jefferson Renan dentro da área, ajeitou para a perna direita e bateu cruzado, sem chances para o goleiro.

Neste momento da partida, o estádio Aníbal Torres Costa começou a ficar pressionado, uma parte de torcedores vaiava, outra apoiava e outra ficava em silêncio por conta do gol sofrido. Na volta para o segundo tempo, a equipe de Itajaí pressionou novamente, mas não durou muito. O Leão do Sul subiu a marcação e conseguiu neutralizar a maioria das jogadas pelo meio-campo. A equipe de Raul Cabral era contundente na construção das jogadas, mas não nas finalizações. Entretanto, aos 16 minutos, o lateral-direito Cleiton foi expulso. O árbitro Gustavo Ervino Bauermann deu o primeiro cartão por reclamação e o segundo por falta em Gustavo Poffo, segundos depois.
- Leia mais no Portal Menina: Praia Central tem sete pontos impróprios para banho aponto IMA
A contundência do ataque pertencia a equipe comandada por Waguinho Dias, que marcou o seu segundo gol aos 35 minutos da segunda etapa. O zagueiro Luan fez belo lançamento para o lateral-direito Felipe Santos que ajeitou de peito para Jefferson Renan, o atacante observou a passagem do lateral e devolveu. Felipe Santos cruzou e Rafael Pin conseguiu afastar, mas o artilheiro da Copa Santa Catarina com seis gols, Gustavo Poffo, estava bem posicionado dentro da área para igualar o placar feito em Itajaí. Nos últimos minutos, a pressão do Hercílio Luz assustava os torcedores marcilistas, mas a tarde era toda de Victor Golas, que salvou o Marcílio em diversas oportunidades.

Na decisão por pênaltis mais uma vez ele, Victor Golas brilhava na meta marcilista. De seis cobranças feitas pelo Hercílio Luz, o goleiro pegou três (Juliano, Mariotto e Leo Rigo). Já o Marcílio Dias, converteu quatro cobranças (João Pedro, Rony, Giba e Cadu). Com o resultado, o marinheiro vai para a segunda final consecutiva, a terceira nos últimos cinco anos.
O adversário do Marinheiro virá do confronto entre Concórdia e Avaí, que será realizado às 15h de quarta-feira, 15, no estádio Domingos Machado de Lima, em Concórdia. Independentemente de quem for o adversário, o jogo da ida será em Itajaí. Conforme tabela da Federação Catarinense de Futebol (FCF), a primeira partida da final está marcada para às 15h deste domingo, 19, no estádio Dr. Hercílio Luz, em Itajaí. Contudo, podem haver alterações.