O anúncio veio através de uma coletiva de imprensa, realizada nesta segunda-feira, 26, onde o vice-prefeito de Itajaí assumiria a superintendência do terminal portuário ainda nesta semana. A coletiva foi marcada dias após a licitação do terminal, na última quarta-feira, 21, ficar deserta. O pedido é idealizado pelo Governo Federal, onde Sodré iria assumir a superintendência e o Porto de Itajaí faria uma parceria com o Porto de Santos, para trazer carga a cidade.
Marcelo Sodré não foi declarado superintendente oficialmente, mas a coletiva foi realizada para dar o pontapé inicial no seu novo cargo. Ele foi aclamado na presença do presidente nacional do Sebrae e presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), Décio Lima, o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni (MDB), e o então superintendente do Porto, Fábio da Veiga.
O presidente nacional do Sebrae e presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), Décio Lima, conversou com o Jornal da Menina desta segunda-feira, 26, e comentou a situação do Porto e a chegada de Marcelo Sodré à superintendência. “Lamentavelmente fizeram um processo de pilhagem no Porto, para submete-lo a uma privatização, que na verdade significaria uma entrega, dar o Porto aos interesses privados. O Porto sempre é uma porta para o mundo e ele impacta a soberania nacional e a proteção da nossa cadeia industrial, que é o caso do Porto de Itajaí. Mas nós estamos retomando a solução para essa complexidade, trouxe uma alternativa para rapidamente colocar navios em operação. Seria a vinda de parte daquilo que hoje está fazendo o processo no Porto de Santos. A presença do Marcelo Sodré é para dar tranquilidade naquilo que é pertinente a manter a delegação para a cidade de Itajaí”, comentou Décio Lima.
Uma solução para a volta da movimentação portuária veio através de Décio Lima. Ele diz que uma parceria com o Porto de Santos seria a solução. “É trazer aquilo que opera em Santos direto para Itajaí, com a extensão da autoridade portuária de lá em parceria com o município. A licitação vai demorar no mínimo mais um ano para se concretizar, no mínimo. De maneira que ficaríamos com o Porto paralisado nesse período”, finalizou Décio Lima.
Nesta terça-feira, 27, Marcelo Sodré e Décio Lima (a pedido do Governo Federal), estarão presentes em uma reunião representando o município de Itajaí, em Brasília, juntamente com o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França. A ideia da conversa é de que os representantes idealizem o funcionamento da parceria entre os Portos de Itajaí e Santos, onde a movimentação volte para Itajaí em cerca de um mês.
Leia no Portal Menina: Pena para tráfico de drogas é nula, afirma comandante da PM