Cerca de 13 toneladas de pescados de Tubarão Azul, Tubarão Mako, Espadarte e Albacora foram apreendidos no Porto de Itajaí na noite de sábado (11). O IBAMA, dentro da Operação Makaira e com apoio do Núcleo Especial de Polícia Marítima da Polícia Federal (Nepom), abordou e apreendeu uma embarcação que estava pescando na modalidade espinhel, sem licença.
Além de pescar sem a devida licença os petrechos de pesca não atendiam plenamente as exigências legais relativas às medidas para evitar a captura e morte de aves marinhas nos anzóis do espinhel.
O Agente de Fiscalização Federal, Leandro Aranha, destaca que a fiscalização será mais rígida. “O impacto desta pesca direcionada principalmente a tubarões, o que não é previsto em lei, causa importante impacto para a conservação destas espécies. Aumentaremos ainda mais a fiscalização sobre essa modalidade considerando que várias espécies de tubarão já estão na lista de ameaçados de extinção e outras entrarão na lista até 22 de maio”, explica.
O proprietário da embarcação, além de ter a carga e embarcação apreendidos, será multado pela pesca irregular e por tentar dificultar a fiscalização com valores que somados podem ultrapassar R$ 350 mil. Os pescados apreendidos serão doados para instituições assistenciais por meio do Mesa Brasil.



Leia também: Dia Mundial do Rádio: saiba quais foram as primeiras palavras transmitidas
OPERAÇÃO
A operação Makaira também realiza, com apoio do Sea Shepherd, coleta de amostras de barbatanas e partes de tubarão, nos mercados e indústrias, visando identificar geneticamente possíveis espécies ameaçadas sendo vendidas com espécies permitidas. Segundo Aranha, já foi apreendido carne de tubarão em três boxes do Mercado Público de Itajaí por falta de cadeia de origem.