Balneário Camboriú está enfrentando um aumento no número de casos de covid-19. Na semana passada o número de novas infecções diárias não passou de 10, porém nesta quarta e quinta-feira, dias 16 e 17, foram diagnosticados 43 e 35 casos respectivamente, totalizando 78 pessoas contaminadas com a doença.
Segundo a secretária de Saúde, Leila Crócomo, a imunização segue sendo a melhor alternativa para se evitar quadro graves de covid-19.
“A gente segue nessa orientação que a é importante a vacinação, contra covid, enfim todas as vacinas, mas especialmente a covid nesse momento que a gente observa as novas variantes circulando, a gente orienta que todas as pessoas devem estar vacinadas, pois a vacina evita a forma grave da doença”, destacou.
Ainda de acordo com Crócomo, a busca pela imunização vem caindo, enquanto quase 100% da população tomou a primeira dose e a segunda dose, totalizando 122.269 pessoas, somente pouco mais da metade, 63.486 receberam a terceira dose, e apenas 19.125 estão em dia com a quarta dose da vacina.
“A pessoa perdeu o medo de morrer ela não vai mais tomar a vacina, enquanto existia aquele medo, filas de internações, existia também fila de vacinação”, reforçou.
A quarta dose está disponível para pessoas acima dos 30 anos, que tenham tomado a terceira dose a mais de quatro meses. O uso de máscaras, em ambientes fechados também está sendo recomendado.
A vacinação segue ocorrendo em todas as Unidade Básicas de Saúde (UBSs) de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A partir desta sexta-feira, 18, também é possível agendar, a dose da vacina do laboratório Pfizer destinadas a crianças de seis meses a dois anos de idade. O agendamento pode ser realizado em qualquer UBS do município, porém a aplicação será centralizada na Unidade Básica Central, na rua 1500.