O “Dia D” da Saúde movimentou as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Balneário Camboriú durante o sábado, 15, registrando mais de 2,5 mil atendimentos. A ação, realizada das 8h às 17h, ofereceu uma série de serviços à comunidade.
De acordo com a secretária de Saúde, Aline Leal, a procura foi ainda maior do que na edição anterior, realizada em fevereiro. “Mais uma vez, a ação foi um sucesso, sendo que tivemos um aumento de quase 500 atendimentos em relação à primeira edição, realizada em fevereiro. As unidades estavam com equipes completas e preparadas para atender os pacientes”, destacou.
Equipes formadas por médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários realizaram diversos atendimentos, incluindo testes rápidos, consultas clínicas, procedimentos em geral e aferição de pressão arterial e glicemia. Para as mulheres, houve coleta de exames preventivos e solicitação de mamografias.
Em algumas UBSs, em celebração ao Mês da Mulher, foram oferecidos serviços especiais como o “Dia da Beleza”, com massagens, escalda-pés, além de cabelo e maquiagem. Outro destaque foi a procura por vacinas, principalmente para a atualização da caderneta infantil. Ao todo, 169 doses foram aplicadas.
Ação facilita acesso da população à saúde
A secretária de Saúde ressaltou a importância da iniciativa para atender quem tem dificuldade de buscar atendimento durante a semana. “Ao oferecer essa oportunidade aos sábados, garantimos que mais cidadãos possam cuidar da saúde, prevenindo doenças e mantendo seus exames em dia”, afirmou.
O próximo “Dia D” já tem data marcada: será no dia 12 de abril, com programação especial de Páscoa.
UBSs agora têm horário estendido
Além do “Dia D”, a Secretaria de Saúde ampliou o atendimento em quatro UBSs do município. Agora, as unidades Central, Nações, Municípios e Barra funcionam em horário estendido, das 7h às 21h, de segunda a sexta-feira — anteriormente, o expediente se encerrava às 19h.