A equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), recolheu 13 tartarugas presas em rede de pesca irregular, na tarde de terça-feira, 16, na Praia da Barrinha, em Barra Velha. Apenas uma foi encontrada com vida. Os animais foram retirados do petrecho pesqueiro por populares, que acionaram o PMP. Todos os animais eram considerados juvenis, da espécie Chelonia mydas, a tartaruga-verde, comum nas praias de Santa Catarina.
A sobrevivente foi encaminhada para atendimento veterinário na Unidade de Estabilização de Animais Marinhos, em Penha. No exame, apesar do bom escore corporal, alguns sinais clínicos no sistema respiratório evidenciavam as complicações geradas pelo afogamento devido ao aprisionamento no petrecho. Também foram constatadas marcas da rede no pescoço e nadadeira. Ela ficará sob atendimento até poder retornar para seu habitat.

As 12 carcaças também foram recolhidas e passaram por coleta de dados biométricos para identificação da espécie. As tartarugas registradas mortas passarão por exame de necropsia, uma análise minuciosa dos órgãos para identificação de lesões viscerais que podem comprovar a morte por afogamento.