Em virtude da enchente que atingiu a região na última segunda e terça-feira (19 e 20), um mutirão emergencial para limpeza de trecho no Rio das Ostras foi realizado entre a Emasa, Secretaria do Meio Ambiente, Sub Prefeitura da Região Sul de Balneário Camboriú e comunidade, entre a tarde de terça-feira e a manhã desta quarta-feira (21).
A limpeza ocorre no trecho próximo da ponte da Rua Adaci Santos Gomes, no Bairro da Barra e foram retirados troncos, lixos, sacos plásticos e objetos (como sofá, cama e televisão). Segundo o diretor-geral da Emasa, Douglas Costa Beber, este tipo de material não foi colocado lá por acaso. “Esse tipo de material, que alguém jogou, acaba fazendo com que tenham várias barreiras ao longo do rio, represando água e a consequência é o que a gente viu”, ressalta.
A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Emasa, Secretaria do Meio Ambiente, Sub Prefeitura da Região Sul, em parceria com a comunidade, iniciaram na tarde desta terça-feira (20), de forma emergencial, uma força tarefa para limpeza de uma parte do Rio das Ostras.
Esse trecho, ainda está assoreado e compreende a segunda etapa da obra de limpeza, dragagem e readequação da calha, que não foi executada pois aguarda o licenciamento do Instituto do Meio Ambiente (IMA). A medida teve o parecer da Defesa Civil, reconhecendo a situação de emergência na região, e o alerta vermelho do órgão com previsão de mais 50mm de chuva para esta quarta-feira.
Confira a entrevista:
1 comentário
Já era pra estar limpo antes das chuvas de verão