O leilão do processo seletivo simplificado do Terminal do Porto de Itajaí foi realizado na tarde desta quarta-feira, 13, onde as empresas lançaram suas propostas para administrar a movimentação e armazenagem de carga conteinerizada e carga geral. A sessão foi realizada na sede da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), em Brasília, e teve a empresa MMS Empreendimentos Ltda apresentando a maior proposta para operar o Porto de Itajaí.
A MMS Empreendimentos Ltda, ofertou 66.600 TEU’s (um TEU representa a capacidade de carga de um container marítimo normal, de 20 pés de comprimento por 8 de largura e 8 de altura). A proposta de movimentação, se confirmada, será a maior já operada pelo Porto de Itajaí. A oferta da MMS surpreendeu a comissão da Antaq, considerando que o volume é acima da média mensal do que vinha sendo operado pela APM Terminals nos últimos anos. De acordo com informações, a maior parte da movimentação de contêineres será de cargas congeladas (reefer), que é a especialidade do Porto de Itajaí.
O presidente do Sindicato dos Arrumadores de Itajaí, Ernando João Alves Júnior, esclareceu que o valor ofertado pela empresa MMS é acima do esperado, mas que ainda precisam ter os pés no chão. “Temos que ter pé no chão. O importante é olharmos o cenário, não tínhamos ninguém interessado e agora temos um banco de reservas cheio, sete empresas oferecendo. Se a empresa que ofereceu 66.600 TEU’s, que é um valor super alto, for um fracasso, tem a de 44.000, tem a Portonave com 35.000… então agora nós temos uma esperança real”. Vale ressaltar que o terminal portuário não recebe contêineres desde a virada do ano, quando terminou o período de arrendamento da APM Terminals.
- Leia mais no Portal Menina: Operação Lei e Ordem removeu oito veículos abandonados no bairro das Nações
O arrendamento, em caráter temporário, mediante contrato de transição de área e infraestrutura pública para movimentação e armazenagem de carga conteinerizada e carga geral, prevê pagamento de R$ 60,63 por contêiner e R$ 5,33 por tonelada de carga geral movimentadas. O repasse é previsto mesmo se a arrendatária não cumprir a movimentação mínima. O contrato tem vigência de dois anos, podendo ser renovado. Caso haja necessidade e interesse da administração pública na renovação, o contrato perdurará até a realização da licitação propriamente da área.
O processo de leilão para exploração de longo prazo da área, segue em andamento no Ministério Público e na Antaq. A homologação do resultado ainda depende da análise de documentação, e a previsão é que, se não houver contratempos, o processo seja concluído e o contrato assinado em até 20 dias.
Empresas e valores ofertados no leilão do Porto de Itajaí
• MMS Empreendimentos Ltda: 66.600 TEU’s
• Mada Araujo Asset Management LTDA: 44.000 TEU’s
• Teconnave Terminal de Containeres de Navegantes S/A: 35.000 TEU’s
• Livramento Holding S/A: 21.200 TEU’s
• Conexão Marítima Serviços Logísticos S/A: 20.111 TEU’s
• Triunfo Logística LTDA: 10.002 TEU’s
• Wilson Sons Terminais e Logística Ltda: 5.650 TEU’s