O Projeto de Lei nº 1.085, que institui a igualdade salarial entre homens e mulheres, foi sancionado nesta semana pelo presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva. A lei determina que homens e mulheres que exercem o mesmo cargo devem receber o mesmo salário, com aplicação de multa para a empresa que descumprir o decreto presidencial.
Conforme as modificações propostas pela Câmara dos Deputados, a multa ficou estabelecida em dez vezes o valor do salário que a mulher deveria receber pautado pelo salário que o homem deveria receber. O mesmo vale se a paridade for negada por questões de nacionalidade, idade e etnia. Se houver reincidência, o valor da multa pode ser dobrado.
A mestre em Administração de Empresas e Recursos Humanos, Lourdes Rosalem, analisa que o caminho para que a lei realmente seja aplicada, é longo. “Essa lei é importante, apesar de não termos muitos detalhes sobre ela, mas não é com esta lei ainda que vamos resolver o problema”, destaca.
Segundo Lourdes, a desigualdade salarial é um problema mundial, impregnado na cultura da sociedade. Para que uma nova realidade seja alcançada, apenas a implementação da lei não é suficiente. Nesta situação, a especialista reforça que as mulheres precisam adotar atitudes diferentes no local de trabalho. “Eu vejo que existem muitas outras coisas que tem que ser feitas dentro das organizações e que uma lei, não necessariamente sozinha, vai resolver esse problema”, comenta.
MULHERES NA LUTA
Homens e mulheres atuam de maneiras diferentes dentro da empresa, de acordo com Lourdes. “As mulheres são mais tímidas na hora de reivindicar uma determinada posição, elas geralmente esperam que o gestor reconheça as qualificações dela, enquanto o homem é mais arrojado”, explica. Rever quais comportamentos estão inadequados é um dos caminhos que auxiliam na busca pela igualdade salarial.
Confira dicas da mestre em Administração de Empresas e Recursos Humanos:
Tenha objetivos claros;
Saiba aquilo que você quer, onde você quer chegar;
Quais competências você precisa desenvolver para ocupar determinada posição;
Seja boa onde você está,
Autoconhecimento.
Confira mais dicas na reportagem: