Mais uma vez, o loteamento Jardim Europa, em Camboriú, ficou embaixo da água após ter sido atingindo pela enxurrada que castigou Santa Catarina nos últimos dias. A situação que vem se tornando recorrente e despertou a ira dos moradores locais que cobram mais ações da prefeitura para minimizar os problemas relacionados as chuvas.
Na manhã desta quinta-feira, 5, muitos moradores ainda estavam fora de suas residências invadidas pela água, este foi o caso Danilo que teve tempo apenas para amarrar alguns móveis dentro de casa, antes de sair do local com a família.
“Tive que pegar geladeira, fogão a máquina de lavar pegar uma corda amarrar tudo num canto, tirar as televisões colocar tudo para cima e sair, não teve o que fazer”, lamentou.
Carlos Renato mora na Avenida Noruega, também no Jardim Europa, ele criticou a Secretaria de Obras, que segundo ele não realiza a limpeza das bocas de lobo e do rio que corta o loteamento.
“As bocas de lobo continuam entupidas desde antes da outra enchente, já passamos por três, a retroescavadeira que ele ia mandar para abrir o canal nunca apareceu, aquele canal grande da entrada do bairro foi limpo há uns meses atrás pelo dono do loteamento porque a prefeitura não se movimentou”, cobrou.
O secretário de Obras, Alexandre Silveira, afirmou que existe uma limpeza periódica no loteamento Jardim Europa, feita por uma empresa terceirizada que também faz a manutenção das bocas de lobo, seja através das análises da própria secretaria ou por demanda dos moradores.
Em relação ao rio, Alexandre destacou que existe um acompanhamento da Defesa Civil e Secretaria de Obras e informou que foi efetuado um desassoreamento no local.
“Há um tempo atrás quando ele assoreou foi feita a limpeza de toda região, agora o rio não está assoreado, ele está com capim, mas não está assoreado, com essa chuva desceu alguma coisa de árvore e galho que engatou na ponte, porém não causou nenhum tipo de alagamento por causa disso, a água que vai para o Jardim Europa é a que vem pelo Rio Camboriú, ou seja, lá pelo interior, a gente faz a limpeza do rio, que foi totalmente desassoreado”, finalizou.