O termo “saúde mental” se popularizou e ganhou destaque ao longo dos últimos anos, em 2021, o caso da campeã olímpica Simone Biles, que desistiu da disputa de algumas provas nas Olimpíadas de Tóquio para tratar de um bloqueio mental que estava afetando o desempenho da atleta, teve repercussão mundial e acendeu um alerta para a importância dos cuidados com a nossa mente.
Na sua 10ª edição a campanha “Janeiro Branco”, também vêm colaborando para fomentar ainda mais a necessidade de mantermos a nossa saúde mental em dia. Para a psicóloga Miriam Pereira, esse tipo de iniciativa contribui para que o assunto seja conhecido e debatido pela sociedade, mas ela percebe que a pandemia acelerou esse processo.
“Na pandemia muitas pessoas que nunca tiveram sintomas de doença mental acabaram entrando em contato com isso, essa novidade na vida delas fez com que se mobilizassem fossem atrás de informações e de ajuda”, avaliou.
Leia também: transporte escolar 2023 está com inscrições abertas, em Balneário Camboriú
Assim como o corpo, a nossa mente também apresenta sinais quando as coisas não estão bem, portanto é importante ficar atento e levar a sério as alterações que podem ser tanto físicas como emocionais.
“Ninguém nos conhece melhor do que nós mesmos, então as vezes parar, prestar atenção em si mesmo, nas suas emoções, nas suas sensações físicas, desde cansaço extremo, muita tristeza, desanimo, indisposição, ou se tem andando muito irritado, com muitas explosões emocionais, tudo isso deve servir de alerta para que a pessoa comece a prestar atenção”, aconselha.
Com uma rotina cada vez mais corrida, muitas pessoas têm dificuldades para cuidar da saúde mental, mas atitudes simples podem fazer toda diferença, inclusive a dica está no próprio tema da campanha desse ano que é “a vida pede equilíbrio”.
“Todos nós sabemos que qualquer excesso, em qualquer área faz mal, então devemos buscar esse equilíbrio entre todas as áreas da nossa vida, e tem muitas coisas muito simples que as pessoas podem estar fazendo no seu dia-a-dia, buscando pequenas atividade e hábitos que proporcionem prazer ao longo do dia, atividade física, sono, alimentação, estar com os amigos, ter contato com a natureza, são atividades que devemos colocar como parte da nossa rotina”, orientou.