Itajaí registrou 188 casos confirmados de dengue nesta quinta-feira, 13, sendo que 15 casos estão no bairro Dom Bosco, onde foi identificado um surto localizado. O dispositivo de Ultra Baixo Volume (UBV), também conhecido como fumacê, foi solicitado para combater os crescentes casos de dengue na região.
A Secretaria Municipal de Saúde fez a solicitação à Secretaria de Estado da Saúde, que utiliza um pulverizador de inseticida montado em uma caminhonete. O equipamento tem a capacidade de abranger áreas maiores, interrompendo o ciclo de transmissão da doença na localidade.
A ação faz parte de um plano de três ciclos de pulverização, programados para acontecer a cada dois dias. Na segunda-feira, 10, foi realizada a primeira pulverização, a segunda está programada para esta sexta-feira, 14, e a terceira está prevista para os próximos dias. Ao final do processo, o inseticida deverá ter percorrido 21 quilômetros.
A iniciativa está programada para acontecer no período da manhã, podendo ser alterada dependendo das condições climáticas. Os agentes de endemias estarão percorrendo o bairro para orientar os moradores sobre medidas preventivas e como eliminar os focos do mosquito.
A Coordenadoria do Programa de Controle da Dengue em Itajaí solicita à população que, durante a passagem do pulverizador, mantenha as portas e janelas das residências abertas, pois o mosquito também pode estar alojado dentro dos ambientes domiciliares. Também reforça a necessidade de apoio da população no combate à dengue, eliminando locais com água parada em suas residências. As chuvas seguidas de altas temperaturas favorecem a proliferação do mosquito.
Matéria por: Duda Passos – estagiária de jornalismo