Uma força-tarefa com caminhões e retroescavadeiras é realizada pelo município de Itajaí desde o início da manhã desta terça-feira, 10. Seu objetivo é recuperar as ruas da cidade e no interior, como limpar vias, consertar bueiros danificados, recolher restos de vegetações e de móveis nas localidades mais afetadas, além de auxiliar a comunidade que necessita.
No período de sexta-feira, 6, até a tarde desta terça-feira, 10, foram registradas 273 ocorrências na cidade. De acordo com a Prefeitura de Itajaí, a Secretaria de Obras atendeu mais de 130 chamados, principalmente para desobstrução de bueiros, fechamento de buracos, alagamentos e resgate de pessoas/animais.
O secretário de Obras de Itajaí, Márcio José Gonçalves, o Dedé, comentou que a secretaria vem realizando a repavimentação em diversos bairros afetados. “Após quatro dias de muito trabalho devido às fortes chuvas e inundações, iniciamos hoje pela manhã a recuperação da cidade. Todas as nossas equipes estão empenhadas, desde o início desta manhã, na limpeza das ruas e repavimentação em diversos bairros afetados, além de prestar auxílio aos moradores”.
- Leia mais no Portal Menina: Santa Catarina possui mais de 12 mil pessoas desabrigadas após enchentes
Além da Secretaria de Obras, as equipes que seguem com os trabalhos de suporte no município são: a Defesa Civil, Secretaria de Agricultura e Expansão Urbana, Guarda Municipal, Codetran, Assistência Social, Promoção da Cidadania e Instituto Itajaí Sustentável.
Abrigos ativos
Itajaí segue com quatro abrigos ativos:
- Salão Paroquial da Igreja São Cristóvão, no bairro Cordeiros;
- Salão Paroquial da Igreja São Vicente de Paulo, no bairro São Vicente;
- Salão Paroquial da Igreja São João, no bairro São João;
- Centro Municipal de Educação Alternativa de Itajaí (CEMESPI), no bairro São João.
Ao todo, 387 pessoas ainda estão abrigadas nestes locais. Somente o abrigo do bairro Cordeiros está lotado neste momento.
Emergência Hídrica
O Município segue em regime de uso racional da água em virtude do Decreto de Emergência Hídrica. O Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa) emite alerta para evitar qualquer utilização de água tratada para lavação de bens, calçadas, fachadas, veículos, exceto para uso em atividade econômica. A infração fica sujeita à multa e interrupção do serviço.
De acordo com o Semasa, o sistema de abastecimento de água teve uma boa recuperação após as fortes chuvas. O nível foi reestabelecido e todos os reservatórios mantiveram sua operação. Apesar disso, a turbidez no ponto de captação de água segue alta (491 NTUs) e permanece a recomendação para fazer economia de água. O índice considerado normal para o sistema é de 100 NTUs