Você deixaria o carro na garagem e utilizaria meios de transporte mais sustentáveis em troca de descontos em produtos e serviços? Se a sua resposta é sim, preste atenção, pois é justamente essa a proposta do aplicativo MovItajaí, que entrou em operação oficialmente nesta quarta-feira (22), celebrando o Dia Mundial sem Carro, em Itajaí.
A novidade tecnológica conta com um sistema de recompensas para o cidadão que deixar seu veículo em casa e escolher meios de mobilidade alternativos como transporte público, a bicicleta e até mesmo caminhadas. Os usuários que realizarem cadastro na plataforma vão receber 1 AYR para cada 100g de CO² evitados, o que na prática significa 1 AYR para cada 900 metros aproximadamente percorridos com um meio de transporte sustentável, ao invés do carro.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Itajaí, Thiago Morastoni, o sistema de georreferenciamento do celular é utilizado através da plataforma Google para fazer o monitoramento do usuário que decidir deixar o carro na garagem e utilizar outros meios de transporte. Os dois primeiros parceiros do projeto são a Univali e o clube Marcílio Dias, mas expectativa é atrair ainda mais empresas e comércios.
“Estamos numa fase de estabelecer parceiros do comércio local, nós já temos dois estabelecidos, e estamos trazendo novos parceiros para dentro do programa”, contou.
Para o secretário de Urbanismo, Rodrigo Lamim, o mais importante é a mudança de comportamento que o uso do aplicativo gera, cirando impactos positivos no meio ambiente e mobilidade.
“A pessoa que mudar seu comportamento ele vai ter a possibilidade de ter um ganho financeiro e com isso pretendemos estimular essa mudança no maior número de pessoas possíveis no município de Itajaí”, destacou.
Como vai funcionar o MovItajaí:
O usuário baixa o aplicativo, faz o cadastro e ativa antes de fazer o percurso desejado, deixando o carro em casa e optando por um transporte sustentável, esse deslocamento gera créditos de carbono, que são disponibilizados em forma da moeda digital AYR. Com essas moedas ele tem acesso a produtos e descontos no comércio e serviços, os créditos de carbono são adquiridos pelo município que faz a venda deles.
Os empresários que oferecem as recompensas além de possibilitar ao cliente uma nova forma de pagamentos e descontos, serão ressarcidos pelo município com a venda dos créditos de carbono, o que não vai impactar as finanças ou gerar despesas para os cofres públicos de Itajaí.
O aplicativo MovItajaí está disponível até o momento apenas para o sistema Android, a expectativa é de que nos próximos dias esteja liberado para usuários IOS.