O sistema de abastecimento e distribuição de água potável para Itajaí e Navegantes segue com dificuldades para se normalizar. Sendo assim, os municípios ainda podem enfrentar baixa pressão ou falta d’água. Segundo o diretor de Saneamento, Ervino Macedo, o restabelecimento total deve acontecer somente na quarta-feira, 22.
Na manhã desta segunda-feira, 20, a Estação de Tratamento de Água (ETA), no São Roque, está com a produção de água potável acima dos 1.100 litros por segundo, um avanço significativo em comparação com o final de semana. O aumento deve melhorar com a redução da turbidez. As Estações de Recalque (ERAT) Santa Clara e Centro, obtiveram vazão suficiente para entrar em operação, porém todas as demais bombas permanecem desligadas.
Os principais reservatórios de Itajaí tiveram uma elevação parcial durante a madrugada deste domingo, 19. No reservatório do bairro São Roque foi registrado 33% de sua capacidade e em Arapongas com 70%. A previsão é um alto consumo de água nas próximas horas, devido a limpeza das residências e comércios, o que levará ao rápido esvaziamento. Os reservatórios do Morro Cortado, Morro da Cruz e Cabeçudas continuam vazios.
O grande volume de chuva dos últimos dias foi o causador do problema da sobrecarga do sistema. Na medição mais recente para avaliar a qualidade da água, foi registrado um índice de turbidez oito vezes acima do limite padrão para operação regular do tratamento.
O Semasa orienta a população que economize água, adiando todas as ações não essenciais que aumentem o consumo.
Pontos de distribuição de água potável
Para que a população tenha acesso à água tratada, o Semasa instalou pontos de distribuição de água potável gratuita nos bairros. As caixas d’água de 20 mil litros estão sendo abastecidas por caminhões-pipa e ficarão disponíveis até que as estações de tratamento retomem as operações normais.
Para quem for pegar água em algum desses locais há necessidade de levar recipientes como galões e garrafas.
Os pontos de distribuição estão localizados na Paróquia São Cristóvão, no bairro Cordeiros; no Centro Educacional Pedro Rizzi e na Praça da Unidade Básica de Saúde, no bairro Cidade Nova; e no Pátio da Igreja do bairro Itaipava.
Nesta terça- feira, 21, será feita a aquisição de mais 20 caixas para a ampliação do serviço, a Semana ainda não divulgou a localização onde as caixas serão instaladas.
Desabrigados em Itajaí
Além da falta de água, a chuva deixou algumas pessoas desabrigadas, na manhã desta segunda-feira, 20, o abrigo está comportando cinco pessoas, sendo três delas crianças e um cachorro.