A maior regata transatlântica do mundo, a The Ocean Race, teve mais uma edição histórica na cidade de Itajaí. A edição de 2023 continua rendendo frutos ao município e, nesta quarta-feira, 18, o CEO da The Ocean Race, Richard Brisius, veio até Itajaí para tratar sobre os rumos da competição e ressaltar a importância da cidade para o evento como um todo.
De acordo com Brisius, as ações de sustentabilidade implantadas pelo município durante e após a regata, elevaram o nível de comprometimento de todas as cidades-sede da The Ocean Race. Foi formulado um projeto de política pelo Direito dos Oceanos, tendo em vista a conscientização formada durante o evento e a visitação das crianças.
O documento do projeto foi apresentado em setembro na Organização das Nações Unidas (ONU) e está em tramitação. Ele serve como base para a definição de uma declaração universal para a promoção das ações de conscientização e preservação dos mares. “Nosso grande desafio é oficializar a Declaração de Direito dos Oceanos até 2030”, comentou Brisius.
“É fundamental falarmos dos oceanos quando falamos em sustentabilidade. Isso porque 80% de toda a vida está nos oceanos, a temperatura é regulada em 94% pelos mares e mais de 50% do oxigênio vem deles. Então o papel dos oceanos é muito mais importante que o das florestas, por exemplo”, explica o CEO da The Ocean Race.
- LEIA MAIS NO PORTAL MENINA: VÍDEO: 11th Hour Racing Team é campeão da The Ocean Race
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Itajaí, Thiago Morastoni, explica que a The Ocean Race carrega um propósito que precisa ser discutido por todos. “A The Ocean Race carrega um propósito que precisa ser discutido por todos nós. Os dados que o Richard apresentou, tudo o que a gente vive, está diretamente ligado a isso. Acabamos de passar por cheias e se a gente observar, isso está diretamente ligado às mudanças climáticas”.
Próximos eventos
Richard Brisius enfatizou que o modelo apresentado por Itajaí, deveria ser seguido em todas as cidades-sede. “Itajaí apresentou um modelo de Vila da Regata a ser seguido para todas as outras cidades que fazem parte do evento”. Por isso, há grandes esforços da organização da The Ocean Race para que a cidade volte a fazer parte da competição nas próximas edições.
Além disso, pensando em ampliar o calendário da The Ocean Race, a organização planeja realizar outras competições e eventos nos intervalos da regata principal. “Existe um plano de ação para os próximos oito anos para constituir eventos como a The Ocean Race Europe. Dessa forma, nos manteremos conectados às cidades-sede nesse período que ficamos sem a regata”, salienta Richard Brisius.
Documentário da The Ocean Race
O CEO anunciou que em novembro a Warner Bros Entertaiment lançará o documentário sobre a The Ocean Race. Itajaí será parte importante da produção, contribuindo com a divulgação e crescimento da cidade