A cidade que conta com mais 11 editais voltados aos artistas locais, é referência na cultura para toda Santa Catarina, afirma o superintendente das Fundações, Normélio Weber. Segundo ele, os artistas possuem criatividade e o que precisam é de visibilidade, espaço e patrocínio inicial.
“Eu sempre peço desculpa pro pessoal do patrimônio histórico. Eu desleixei um pouco a preservação de prédios que são muito caros para cuidar, pois, durante a pandemia, a gente precisava salvar os artistas”, expõe.
Formação
Weber acrescenta que é fundamental focar na formação dos artistas. O festival de música da cidade completa 25 anos em 2023 e segundo o superintendente, a partir dele, surgiu o conservatório de música. “O conservatório de música é disputado e é o único municipal gratuito em todo sul do Brasil. Eles sabem que saem profissionais, com qualidade”.
Além disso, ele comenta que existem 14 grupos de teatro profissional em Itajaí. Weber relata que eles conseguem seu sustento através de festivais e editais.
Economia criativa
O superintendente classifica a cultura da cidade como uma “economia criativa”. “A gente não faz evento com artista de fora, o dinheiro que é gasto pelo poder público é gasto dentro da cidade e gira dentro da cidade”.
Um dos exemplos é o natal da cidade que conta com cerca de 17 dias de apresentações culturais com artistas locais e que atrai visitantes de diversas localidades do estado e região. De acordo com ele, o natal é feito com a captação da Lei Rouanet e a de 2023 já está sendo preparada.